• Shock Wave News

10 músicas inspiradas por Star Wars

May the 4th be with you.


Star Wars se tornou uma parte tão grande da cultura que até tem seu próprio dia comemorativo.


Uma das citações mais famosas da franquia, que se repete em vários filmes, é “Que a Força esteja com você”. Em inglês, idioma original da obra de George Lucas, a citação fica assim: “May the Force be with you”. Assim, era muito comum que os fãs da série fizessem um trocadilho com esta frase, dizendo “May the Fourth be with you" — traduzindo: Que o 4 de maio esteja com você.


Os filmes também tiveram um impacto em muitos dos músicos que cresceram com eles, desde os veteranos do death metal polonês Vader - batizado em homenagem a um certo lorde Sith - até a novidade do metal com tema de Star Wars, Galactic Empire.


Aqui estão 10 músicas de rock e metal que são sobre e/ou influenciadas pelo universo de Star Wars.


1. Blink-182 – A New Hope (1997)


Mark Hoppus compara a garota dos seus sonhos e amor não correspondido à Princesa Leia Organa. 'And of course I’d do anything for her / I’d search the moons of Endor', ele canta, arriscando a ira dos nerds de Star Wars que podem querer apontar que Endor aparece em Return Of The Jedi em vez de A Nova Esperança. No entanto, está repleto de referências a Star Wars.



2. Good Charlotte – The Click (2000)


Ok, esta não é exatamente sobre Star Wars, mas "ust because I walk like Obi-Wan Kenobi / You people talk but you don’t even know me" é uma ótima abertura enquanto Joel Madden canaliza seu estilo Jedi. The Click também foi a música tema da série de animação da MTV, de curta duração, mas cult, Undergrads.



3. Ash – Cantina Band (1995)



O álbum de estreia de Ash foi intitulado 1977 para marcar o nascimento de dois dos membros da banda, a cena punk do Reino Unido liderada pelos Sex Pistols e a franquia Star Wars. O vocalista e compositor Tim Wheeler falou sobre sua obsessão por Star Wars e, no lado B do pop-rock banger Girl From Mars, eles fizeram um cover da música principal tocada na cantina Tatooine no Star Wars original. Canonicamente, a música se chama Mad About Me e a banda alienígena que a toca é Figrin D’an And The Modal Nodes.



4. Queens Of The Stone Age – These Aren't The Droids You're Looking For (1998)


QOTSA também fez referência a uma das linhas de diálogo mais queridas da franquia com este instrumental obscuro (embora algumas dessas linhas de guitarra façam guinchos robóticos distintos). É também uma faixa estranhamente jazzística e chocante que apareceu originalmente no raro CD The Split feito com Beaver em 1998.



5. Hoth – Ghosts Of Alderaan (2012)


Hoth é outra banda do extremo mais extremo do espectro do metal, tocando Star Wars mais ou menos direto. "Swirling demons of the void I hear their cries / Resounding wails what once was here is no more / Ghosts lamenting, eternal damnation", eles gritam aqui. Os sucessos de ficção científica não são a única coisa sobre a qual cantam, mas são uma inspiração primária.



6. Clutch – What Would A Wookie Do? (2005)


Francamente, não temos certeza do que Clutch está falando aqui quando eles nomearam Van Gogh e assassinos tropeçando ao lado de "the Wookie’s wicked clutch", mas não há como negar o ritmo imparável que acompanha a poesia oblíqua de Neil Fallon É uma excelente obscuridade do Clutch que surgiu pela primeira vez na compilação Odds ‘n’ sods Pitchfork & Lost Needles.



7. Tenacious D – Deth Starr (2012)


Do sublime ao ridículo, enquanto Jack Black e Kyle Gass flexionam suas costeletas de sci-fi metal. Embora se a Disney perguntar, Deth Starr é claramente um conceito totalmente diferente da franquia foneticamente semelhante, mas com grafia diferente, Estrela da Morte de Guerra nas Estrelas. Há também um trocadilho gratuito com "Urano".



8. White Zombie – Murderworld (1989)


Rob Zombie também fez referência à Estrela da Morte no agitado Murderworld do segundo álbum de transição do White Zombie, Make Them Die Slowly. Isso não é (Sheri) Moon, é uma placa tortuosa de rocha sonora cheia de mais referências de ficção científica do que você poderia imaginar.



9. Star One – Master Of Darkness (2002)


Star One é uma espécie de supergrupo de metal progressivo fundado por Arjen Anthony Lucassen do Ayreon, apresentando vocalistas como Russell Allen do Symphony X e Floor Jansen do Nightwish. É um projeto obcecado por ficção científica, com o nome da banda retirado de Blake's 7. No álbum de estreia, Space Metal, eles exploraram uma série de filmes de ficção científica, livros e séries de TV e, embora sem nomes específicos, Master Of Darkness é claramente inspirado em The Empire Strikes Back.



10. Nerf Herder – I'm The Droid (You're Looking For) (2016)


Para uma banda que tirou o nome de outro insulto de Star Wars ('Who’s scruffy-looking?'), Esses pop-punks e fornecedores confessos de 'nerdcore' demoraram um pouco para realmente escrever um bom Star Wars- música temática. Como o esforço de blink-182, ele usa suas referências de Star Wars como uma metáfora, mas também é acompanhado por um vídeo lírico maravilhosamente barato e apropriadamente obcecado por Star Wars.




Gostou da lista? Faltou alguma banda/música? Comente e compartilhe com os amigos. E não se esquema, May the 4th be with you.