slider-1.png
  • Dica HQ

A CASA, de Paco Roca




O espanhol Paco Roca é um autor pouco conhecido no Brasil, mas já demonstrou sua força com sua graphic novelRugas”.



O nome da história em quadrinhos é simples , mas é de coração... digo, mas se utiliza de um assunto comum a todos: a morte. Mais especificamente, da morte em família.


A primeira página já mostra o motivo de tudo: o pai, Seu Antônio, saindo pela porta de casa quase como uma despedida silenciosa.



Logo depois, somos apresentados a José, um dos filhos de Antônio, chegando na velha casa da família depois de um ano da morte do pai. Ao limpar a casa e conversando com sua companheira, José revela aos poucos a personalidade daquele que se foi, sem muita tristeza, pois aparentemente já passou pela fase do luto.


Em seguida, chegam os outros irmãos para ajudar na arrumação da velha casa: Vicente, o mais velho, e Carla, a mais nova. Todos os três são adultos e já estão formando família. E os três têm boas e más recordações sobre o pai (a mãe já se fora há muito tempo) que parecem indissociáveis em relação à casa.



Várias coisas chamam a atenção: os diálogos, que são muito naturais; as cores, que são bem trabalhadas para que os momentos presentes e passados não confundam o leitor; o leitoute das páginas, com quadros que parecem desordenados, mas têm propósito tais disposições; e detalhes, que parecem bobos, mas em verdade mostram a inteligência do autor em comunicar visualmente além das letras a atmosfera da HQ – um exemplo é a forma como um neto de Antônio recorda de um momento com o avô.


São três vidas concatenadas a uma vida que se foi. São três crianças crescidas. São três adultos criando seus próprios momentos com seus filhos e sobrinhos.


No fim, tudo passa, até nós passamos. Como diz o provérbio: “a Morte é a coroa de todos na Terra”.


Este também é um quadrinho-homenagem. O pai de Paco Roca faleceu pouco tempo antes da publicação original.


Ganhador do Prêmio Zona Cómic de Melhor Quadrinho Espanhol em 2015, escolhido como o Quadrinho de Maior Destaque do ano de 2016 pelo jornal Le Parisien e indicado ao Prêmio de Melhor Obra de Autor Espanhol no Salão Internacional de Quadrinhos de Barcelona de 2016.



Leitura mais que recomendada. E vale até uma releitura!


A CASA foi publicado em 2021 pela Editora Devir, originalmente lançado como La Casa pela espanhola Astiberri Ediciones em 2015.


Nota: 5,0/5,0.