slider-1.png
  • Alexandre Nagado

A Vida Intelectual

Atualizado: Mai 21

Uma obra essencial para ajudar aqueles que desejam uma vida intelectualmente rica.


Independente de qual seja sua atividade profissional, existem aqueles que carregam uma curiosidade intelectual que se mantém acesa mesmo após o término dos estudos formais. Dentro desse universo de pessoas que valorizam a leitura e o saber, há os que estão sempre buscando estudar algum assunto por conta própria.


Ainda que seja cada vez mais raro esse tipo de gente, um número ainda mais reduzido busca traduzir esse aprendizado em algum tipo de produção intelectual independente. Como escrever um livro ou, sendo bem atual; produzir um blog, um podcast ou um canal no YouTube. Pessoas com tais aspirações buscam uma vida intelectual, e precisam de uma disciplina para absorver conhecimentos e assim poder transmiti-los. Tal vocação para uma vida rica em aprendizado e desenvolvimento geralmente encontra muitos empecilhos para sobreviver, em um mundo cada vez mais acelerado e cheio de distrações.


Tendo isso em mente, um século atrás, um filósofo e teólogo francês chamado Antonin-Dalmace Sertillanges (1863~1948) escreveu um livro para auxiliar seus irmãos de vocação intelectual. Uma obra focada em ajudar a motivar e organizar a leitura e o aprendizado solitário.


Escrito em prosa ágil e pontuada de citações e reflexões de grande sabedoria, é um trabalho destinado a quem deseja uma vida cultural intensa fora do ambiente acadêmico ou escolar. O verdadeiro intelectual, aponta Sertillanges, tem sede de conhecimento e possui uma real satisfação em compartilhar suas descobertas e conclusões. Sempre atento à realidade prática, ele também ressalta a importância da família (que nunca deve ser negligenciada), dos amigos, do humor e de momentos de lazer.


O livro é dirigido primariamente aos cristãos, especificamente aos católicos, pois Sertillanges era frei da Ordens dos Dominicanos. Ele cita frequentemente seu ídolo, Santo Tomás de Aquino, mas não faz defesa de doutrinas ou dogmas. A Vida Intelectual não é um livro sobre religiosidade, mas aborda muito a espiritualidade dentro de um contexto de busca pela serenidade e excelência intelectual. Assim, é possível fazer uma leitura não espiritualizada e absorver inúmeras dicas e recomendações sobre a organização e disciplina de estudos por conta própria.


A Vida Intelectual é uma obra valiosa, feita para auxiliar pessoas em busca de um estímulo para progredir continuamente em suas busca por mais cultura e conhecimento.


Há diferentes edições e traduções da obra, inclusive uma recente da editora Kírion, com prefácio do filósofo Olavo de Carvalho, um grande entusiasta do trabalho de Sertillanges.


Título: A Vida Intelectual - Seu espírito, suas condições, seus métodos

Titulo original: La Vie Intellectuelle - Son esprit, ses conditiones, sen méthodes (1920)

Autor: A. -D. Sertillanges

Tradução: Lilia Ledon da Silva

Formato: 17,8 x 24,8, com 208 páginas

- Também disponível em livro digital para Kindle na Amazon.

Editora: É Realizações (2010)


(Resenha publicada originalmente no blog Reflexo Cultural)