slider-1.png
  • Dica HQ

ALT HERO 2, de Vox Day

A Editora Super Prumo trouxe mais uma HQ direto da americana Arkhaven Comics, o segundo volume de Alt Hero.

UNIVERSO ALT HERO VOLUME 2: A CÉLULA REBELDE traz uma história escrita pelo polêmico Vox Day, pseudônimo de Theodore Beale.

A história em quadrinhos traz a história de Michael Martel, um super-humano usa sua superforça em prol dos outros. Ele é recrutado por Immotus, líder de um grupo formado por Sentinela da Alma, Quantum Kitty, Forja e Seishin, cada um com um poder. A maneira de um super-herói, Martel utiliza o codinome Martelo e duas marretas para utilizar com sua super força.


É revelado a Martel que o governo, através do Comitê Tutelar dos Super-humanos (CTS), está tentando controlar todos os super seres dos EUA. Aqueles que não concordarem, são sequestrados ou sofrem ameaças. Foi o caso de Shiloh Summers, uma garota do estado sulista do Alabama. A primeira missão do Martelo desde que entrou na célula rebelde é resgatá-la.




Entendo que todo trabalho de tradução na verdade é de adaptação à cultura local, mas talvez a editora tenha exagerado um tanto. Por exemplo, em um quadro, o texto original “Who the hell do you think you are, beating up innocent people and getting them deported?” foi adaptado para “Quem você pensa que é, seu filho da puta? O tal do Doutrinador? É isso?”. Mas, por outro lado, em determinada página, Shiloh diz “You want Bama?” e “You got Bama!”, que foi adaptada para “Vocês querem treta, né?” e “Então vão ter treta!”. Bama é uma referência ao estado de Alabama e uma gíria da região que pode significar várias coisas, entre elas um problema.



O segundo volume de Alt Hero é uma história de super-heróis e trata de liberdade, respeito à religião, um Estado agigantado e sacrifício. A arte não é o forte da HQ, mas o ritmo, os diálogos, a narrativa em si valem a leitura.


E, realmente, hoje os poucos que não querem um Estado controlando suas vidas ao estilo socialista e lutam contra tal podem ser considerados heróis.


Vale apontar algumas coisas.

Na edição americana original, essa edição não é a continuação do primeiro volume, na verdade não são nem da mesma fase.

Em 2019, a Arkhavem Comics lançou o encadernado Alt Hero que reúne as histórias Crackdown, Rebel's Cell, Reprisal, The War in Paris, London Calling e The Dark Hunt, que formam a primeira fase do título. A HQ da Super Prumo traz a terceira e quarta histórias.



Alt Hero: A Teia do Mal na verdade faz parte da série Alt Hero: Q, que é posterior.

Todavia, de forma alguma atrapalha ou confunde, pois Crackdown é uma história que se conecta com The War in Paris e The Dark Hunt.


Algo que achei interessantíssimo foi a editora ter inserido uma explicação do significado da bandeira dos Confederados, sua origem e seu mito hoje para os sulistas, pois, infelizmente, grupos a adotaram como um tipo de culto ao racismo – e, obviamente, a esquerda política adorou e difundiu pelo mundo. A bandeira é utilizada no quadrinho pela personagem Shiloh Summers.

Mais um detalhe: Vox Day foi um dos nomes que vieram à tona no movimento ComicsGate, no qual pessoas cansadas do progressismo e do politicamente correto dominando a cultura pop e os quadrinhos mainstream (Marvel e DC, principalmente). Ele também é autor de diversos livros, tais como SJWs Always Lies: Taking Down the Thought Police, SJWs Always Double Down: Anticipating the Thought Police e Corporative Cancer: How to Work Miracles and Save Millions by Curing Your Company além de outros.

Vale uma citação de um de seus livros:


Acreditar que o sexo, a raça ou a preferência sexual de uma pessoa define os limites aceitáveis das opiniões que ela pode ter é chamado de “política de identidade”. É um culto bizarro, mas florescente na América de hoje, que faz de seus apoiadores tolos ao apresentar uma visão insultante e reducionista da natureza humana.

Para adquirir a HQ, basta acessar o site da Loja Super Prumo.


Para mais dicas de quadrinhos, visite o Instagram do Dica HQ!


UNIVERSO ALT HERO VOLUME 2: CÉLULA REBELDE foi publicado pela Editora Super Prumo em 2021, reunindo as edições Alt Hero #2: Rebel's Cell e Alt Hero #3: Reprisal, lançados originalmente em 2018 pela Arkhaven Comics.

Nota: 3,5/5,0.