slider-1.png
  • Shock Wave News

DIZ O LEITOR: "Rafael Cordeiro:o homem por trás da lenda Mike Tyson."

Que a mídia tradicional brasileira desconheça completamente tudo que venha do MMA, exceto qualquer bobagem vinda do carioca Vitor Belfort, nós já sabemos. Mas simplesmente ignorar que o curitibano Rafael Cordeiro esteja por trás do retorno aos ringues da lenda viva Mike “Iron” Tyson, isso é imperdoável.


Com 54 anos, e 15 anos sem subir num ringue, Mike Tyson enfrentará neste sábado, em luta com regras especiais, outro mito do boxe, Roy Jones Junior.O treinador MMA Rafael Cordeiro é um dos responsáveis diretos pela atual forma física de Mike Tyson, como se pode ver nos treinos de manopla que viralizaram no instagram e nos grupos de whatsapp.



Mike Tyson e Rafael Cordeiro


Rafael Cordeiro é de uma forja especial, de lutadores que não existem no mundo dos “likes” de hoje em dia. Durante os anos 90 foi um dos arquitetos que construiu, juntamente com RudimarFedrigo e Fábio Noguchi, um verdadeiro exército de lutadores em Curitiba. Pelas mãos, cotovelos e canelas do general Rafael Cordeiro, o “vale-tudo” ganhou uma agressividade fora dos padrões mundiais de lutas casadas. Enquanto a mídia esportiva se ocupava em demonizar o jiu-jitsu carioca, a “piazada” de Curitiba estava treinando “pisões”, “pênaltis” e “cabeçadas”.


Nos antigos eventos de “vale-tudo”, onde a pancadaria rolava a “mãos limpas”, os pupilos do muay-thai curitibano ganhavam fama de verdadeiros guerreiros. Dessas batalhas surgiriam apelidos como “cachorro louco”, “ninja”, “cyborg” etc. Na década de 90/00, era comum ver o Mestre Rafael Cordeiro fazer a triagem do seu xogunato em eventos como o antigo Meca, Storm Samurai e Shooto. Dali saíram para o mundo nomes famosos como Anderson Silva, Wanderlei Silva, Maurício Rua, Fabrício Werdum, José Pelé Landi-Jons, Cris Cyborg e tantos outros que para citá-los precisaríamos de mais umas 200 linhas, no mínimo.


Hoje, eleito inúmeras vezes como o melhor treinador de MMA do mundo pela crítica esportiva especializada, Rafael Cordeiro alcançou um destaque profissional equiparado aos astros de futebol. Tem seu quartel-general montado na Califórnia, meca das artes marciais no mundo, e para onde afluem todos os lutadores brasileiros que querem viver dignamente da sua paixão, a luta. De lá, comanda os melhores artistas do UFC e Bellator. Ser treinado por Rafael Cordeiro é praticamente um privilégio no mundo das artes marciais.


Rafael Cordeiro deu aos “piás” de Curitiba um orgulho que eles não tinham. Mais do que isso, o Mestre Rafael Cordeiro mostrou aos lutadores que é possível sim viver da luta, elevando a um patamar superior a arte do combate interestilos, hoje MMA, criado pela família Gracie ainda na década de 50 do século passado.


Que a mídia “especializada” ignore a lenda por trás da lenda, nós já imaginávamos. Faz parte do grande processo de emasculação pelo qual passa qualquer demonstração dos valores marciais como a honra, a coragem, a lealdade e a bravura. Mas nós não poderíamos deixar de registrar o legado desse alfa.


Tomara Deus que o retorno do Iron seja tranquilo, sem aqueles vexames que outrora foram os retornos de Mike Tyson. Quem não ama o estilo “peek-a-boo” devastador do pupilo de Cus D’amatto ???? Nós, do lado de cá, estaremos torcendo muito e ficaremos felizes ao ver o Mestre Rafael Cordeiro no seu corner.Porque mais importante do que a guerra, é saber quem está na trincheira ao seu lado, já dizia o escritor...

Nós sabemos...


HEYYYYYYYYYYY!!!!!!!!!


Por Victor Hugo - twitter