slider-1.png
  • Alexandre Nagado

Editora JBC comemora sua linha de mangás com vários anúncios

Empresa irá publicar diversos novos títulos ao longo do ano.

No final de maio, a Editora JBC comemorou os 20 anos de sua linha de mangás, iniciada em 2001 com a publicação de Rurouni Kenshin ~ Samurai X e Cardcaptor Sakura, seguidos de Video Girl Ai e Guerreiras Mágicas de Rayearth. A editora foi uma das primeiras a adotar a ordem de leitura oriental (da direita para a esquerda) na publicação de mangás, seguindo a tendência pioneira da Editora Conrad, que lançou Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco em bancas ainda em 2000. Foi a segunda e mais bem sucedida onda de publicações de mangá no Brasil.


A primeira experiência de publicação de quadrinhos japoneses em nosso país data de 1988, quando houve o lançamento de Lobo Solitário, pela Editora Cedibra. Outras editoras foram lançando mangás na sequência, sempre com ordem de leitura ocidental, o que se conseguia invertendo as páginas, como num espelho. Havia sucesso de crítica, mas nem tanto de público e logo as publicações foram desaparecendo.


Com a chegada de títulos relacionados a grandes sucessos na TV, as publicações da Conrad e JBC alcançaram enorme popularidade, impulsionando um mercado que não para de receber novos títulos a cada mês.

Empresa decisiva na consolidação do mercado editorial de mangás, a JBC resolveu festejar sua linha de publicações com vários anúncios na última semana de maio, participando de lives com diversos canais e sites ligados à cultura pop japonesa.


Entre os títulos anunciados, Kamen Rider Kuuga (de Toshiki Inoue e Hitotsu Yokoshima), Buda (de Osamu Tezuka, já publicado pela Conrad), My Broken Mariko (de Waka Hirako), Final Fantasy ~ Lost Stranger (de Hazuki Minaze e Itsuki Kameya) e as republicações, em novo formato, de A Princesa e o Cavaleiro (de Osamu Tezuka) e Soul Eater: Perfect Edition (de Atsushi Okubo). Para o ano que vem, devem lançar uma coletânea de matérias de sua antiga revista Henshin.


Confira as lives na página da editora:

JBC Festa - Editora JBC