• Amandaverso

Eleições americanas: Guarda Nacional é acionada para conter motim em Portland.

A noite do dia 4 novembro foi marcada por novos tumultos em Portland, no Oregon. O jornalista Andy Ngô esteve presente no local e descreveu os acontecimentos como "marcha do terror".


O Escritório do Xerife do Condado de Multnomah declarou motim em Portland e, por volta das 18:57 - horário local, a Guarda Nacional foi ativada. Segundo Andy Ngô, desde os protestos iniciados em maio pela morte de George Floyd, ontem foi a primeira vez que a Guarda Nacional foi chamada para ajudar nos tumultos.



Em comunicado, o gabinete do Xerife disse que a ordem partiu da governadora democrata Kate Brown:


"Nós não tomamos esta decisão de ânimo leve. Sob a ordem da governadora, continuamos trabalhando juntos e compartilhando nossos recursos e informações para tratar de quaisquer preocupações de segurança pública", disse um comunicado do escritório, que anunciou destacamento e citou prontidão para responder "a quaisquer atos de violência, para manter a ordem pública e garantir a segurança da comunidade".



Por volta das 21h locais, o Departamento de Polícia de Portland juntamente com oficiais do condado de Muitnomah identificaram e prenderam um homem que supostamente atirou um coquetel molotov contra os oficias. No momento da prisão, os oficiais encontraram um rifle com munição completa e revistas(para produção de coquetel molotov). As informações são do diretor de comunicação de Muitnomah County, Chris Liedle.


Segundo Liedle, até as 23h, ao menos 10 prisões foram realizadas pela força tarefa.