slider-1.png
  • Toon Felícia

“Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei”



Hoje, quinta-feira Santa, dia que nós católicos celebramos a Instituição da Sagrada Eucaristia e o Sacramento da Ordem.


Cabe aqui explicar um pouquinho e de forma simples cada um deles. A Santa Missa da quinta-feira Santa também é conhecida como “missa de lava-pés”. Isso porque, durante a celebração, o sacerdote reproduz o gesto que Jesus fizera na última ceia, quando tirou o manto, abaixou-se e lavou os pés de seus discípulos., Assim, Cristo deixou o que chamamos de “mandatum” (mandamento) à luz de João capítulo treze, versículo trinta e quatro: “Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei”.


Esse mandamento abarca a todos nós, sejamos leigos, religiosos ou sacerdotes. Todos os dias Ele nos pede para que nos amemos uns aos outros, servindo com amor àqueles que convivem conosco.


Ressalto que você ser uma pessoa humilde não é ser uma pessoa mesquinha. Ao contrário, o humilde é aquele que se doa por completo pelo outro, para a salvação do outro. Um exemplo é a mulher que se doa todos os dias nos afazeres domésticos, cuidando com amor e zelo dos filhos e do esposo. Ou o homem que trabalha dia após dia pra levar o sustento da casa, que luta todos os dias para que a sua família esteja um pouco melhor, e assim ama intensamente seus filhos e sua esposa, ao se doar por inteiro para eles.


Quando damos esmola na rua ou quando ajudamos uma família mais pobrezinha da nossa comunidade, ali repetimos o gesto de Jesus, amando o nosso irmão que mais precisa de nós, que por muitos é esquecido.


Jesus, o Sumo Sacerdote.


Jesus, sacerdote por excelência, ao lavar os pés de seus discípulos, dá o exemplo que seria seguido por todos os padres. O padre é aquele que, tirado do meio do povo, serve o povo sendo discípulo de Cristo, levando o próprio Jesus Eucarístico para quem mais necessita, para cada um de nós, bem como todos os sacramentos da Santa Igreja, que são sinais do amor de Deus para com a humanidade.


O que Jesus fez com seus discípulos, os padres são convidados a repetir o gesto na Santa Missa de lava-pés, assim, o Sacerdote lava os pés das pessoas da própria comunidade paroquial em sinal de humildade e amor.


"Isto é o meu corpo"



Quando Jesus fala na última ceia “isto é o meu corpo que é dado por vós, fazei isso em minha memória (...)Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós” (Lc 22; 19 – 20), a partir daí se institui o sacramento da Sagrada Eucaristia, que para nós católicos não é símbolo, mas é o próprio corpo, sangue, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que a cada Santa missa se dá em sacrifício para a nossa Salvação.


Hoje é um dia muito importante e solene, primeiro dia da grande celebração da Páscoa do Senhor, que se inicia hoje e termina no Sábado Santo. Costumamos dizer que é a missa que dura três dias, uma grande celebração que nos remete ao grande mistério de Amor de Deus por toda a humanidade.


Convido você, se possível presencialmente, a participar hoje à noite desta celebração, viver a agonia de Cristo no horto das Oliveiras.


Hoje é uma noite de sofrimento, na qual unimos os nossos sofrimentos, as nossas dores as dores de Cristo (quinta-feira Santa), sofremos com ele as dores do calvário (sexta santa). Para na noite de sábado sairmos vitoriosos com Ele sobre todo o mal que possa nos abater e celebrar Aquele que desceu aos infernos, que venceu a morte, e ressuscitou (domingo de Páscoa).


Viva intensamente esse final de semana, de forma piedosa, e se coloque em oração por si, pelos seus, e por todos aqueles que precisam de suas orações, pra que assim, a Páscoa para ti volte a ter o verdadeiro significado, que é a vitória de Cristo sobre todo o mal.


Não perca o foco, desligue-se de política, de tudo o que está acontecendo agora e volte-se para Ele.


Nunca é tarde para recomeçar e Ele te espera!


Um Santo tríduo Pascal para você e sua família. E que Aquele que venceu o mundo, vença na sua vida e ocupe o lugar que é só dEle em seu coração.


Fiquem com Deus.