slider-1.png
  • Toon Felícia

Festa da Democracia - Parte 1

Beijinho da Beatriz




Ingredientes:


1 lata de leite condensado

1 colher de (sopa) manteiga

½ xícara de (chá) coco seco ralado

Coco seco ralado para empanar

Cravo da índia para decorar


Modo de preparo:


Numa panela pequena de fundo grosso junte o leite condensado, a ½ xícara de coco e a manteiga, misture bem e leve ao fogo baixo mexendo sempre com colher de pau ou silicone até a mistura desgrudar do fundo da panela.


Coloque a mistura num prato untado com manteiga e cubra com plástico filme em contato para que não crie película em cima do doce e deixe esfriar em temperatura ambiente.


Após o doce totalmente frio modele bolinhas do tamanho que desejar untando as mãos com um pouco de manteiga, passe os docinhos no coco ralado, coloque na forminha e espete um cravo no meio.



Histórico:


Docinho de origem Portuguesa o Beijinho ou originalmente conhecido como beijo de freira foi um doce confeccionado nos conventos de Portugal, originalmente feito com amêndoas, e calda de açúcar.


Nos conventos portugueses, era comum as freiras ocuparem o tempo criando docinhos.


Com a colonização do Brasil, o doce veio junto com a família real e foi adaptado pelas escravas cozinheiras com os ingredientes locais, daí a entrada do coco no docinho e a mudança do nome para Beijo de coco.


A receita se espalhou pelo País e com a chegada do leite condensado no século XX, ganhou mais uma adaptação e com o acréscimo de um cravo na parte superior nasceu o Beijinho.


Algumas receitas levam gemas de ovo, outras baunilha e umas até creme de leite.


Não perca o Na Conserva, comidas e histórias! Sexta-Feira às 20 hs!