• Shock Wave News

Jornais americanos são meios de propaganda do PCC



Um jornal em inglês controlado pelo departamento de propaganda do Partido Comunista Chinês pagou às empresas de mídia dos EUA quase US $ 2 milhões para despesas de impressão e publicidade nos últimos seis meses, mesmo em meio a um escrutínio elevado sobre os esforços de desinformação de Pequim no Ocidente.


O China Daily pagou ao Wall Street Journal mais de US $ 85.000 e ao Los Angeles Times US $ 340.000 por campanhas publicitárias entre maio e outubro de 2020, de acordo com uma revelação que a fábrica de propaganda registrou esta semana com o Departamento de Justiça sob a Lei de Registro de Agentes Estrangeiros (FARA).


O China Daily também pagou à revista Foreign Policy US $ 100.000, The Financial Times, um jornal do Reino Unido, US $ 223.710 e US $ 132.046 ao canal canadense Globe & Mail por campanhas publicitárias, de acordo com o documento.


O meio de comunicação com sede em Pequim pagou a várias empresas jornalísticas um total de US $ 1.154.666 pelos custos de impressão, incluindo US $ 110.000 para o Los Angeles Times, US $ 92.000 para o The Houston Chronicle e US $ 76.000 para o The Boston Globe.


No geral, o China Daily gastou mais de US $ 4,4 milhões em despesas de impressão, distribuição, publicidade e administração nos últimos seis meses, de acordo com o arquivamento da FARA.


O China Daily, que é controlado pelo Escritório de Informação do Conselho de Estado do Partido Comunista Chinês, sua agência de propaganda, há anos paga jornais e revistas nos Estados Unidos e em outros países ocidentais para publicar publicitários projetados para parecerem artigos de notícias legítimos.


O China Daily pagou ao The Washington Post mais de US $ 4,6 milhões do final de 2016 até outubro de 2019, de acordo com uma divulgação do FARA que o China Daily fez em junho.


O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian. (via Getty Images)

O Jornal recebeu US $ 6 milhões para publicações publicitárias de 2016 a abril de 2020, de acordo com a divulgação.


Até agora, em 2020, o The Journal recebeu US $ 461.489 em receita de publicidade do China Daily.


Os encartes do China Daily, que são intitulados "China Watch", normalmente oferecem um toque pró-Pequim em relação à economia chinesa, à cultura chinesa ou às visões geopolíticas da China.


O Journal, que mantém um site com seu conteúdo patrocinado pelo China Daily, inclui vários artigos publicados pela primeira vez pelo China Daily divulgando como Pequim lidou com a pandemia do coronavírus, que se originou em Wuhan no ano passado.


Vários artigos criticam as autoridades americanas que acusaram o governo chinês de enganar o Ocidente sobre a pandemia e permitir que o vírus se espalhe globalmente.


Alguns jornais americanos cortaram relações com o China Daily em resposta às críticas aos acordos de pagamento por impressão. O Washington Free Beacon relatou em agosto que o The New York Times discretamente limpou seu site de publicações publicitárias que havia publicado como parte de um acordo que tinha com o China Daily.


Em fevereiro, o Departamento de Estado designou o China Daily e quatro outros meios de comunicação controlados por Pequim como “missões estrangeiras”, o que os trata da mesma forma que embaixadas estrangeiras por causa de seus laços estreitos com o governo chinês.


O Wall Street Journal não respondeu a um pedido de comentário sobre seu relacionamento com o China Daily. O Los Angeles Times também não respondeu a um pedido de comentário.