• Shock Wave News

Mais feriados inúteis a caminho

Projeto transforma em feriado nacional Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra


O Projeto de Lei 5228/20 transforma em feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi (sim, aquele que tinha escravos negros) e da Consciência Negra (veja o vídeo do Morgan Freeman neste LINK), celebrado anualmente no dia 20 de novembro. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, também obriga o poder público e a inciativa privada a promoverem campanhas contra o racismo e a violência racial em todas as suas formas.


Autor da proposta, o deputado Gervásio Maia (PSB-PB) entende que o feriado serviria para despertar a atenção da sociedade para atos de racismo como o que vitimou João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, criminoso condenado por mais de 15 crimes de violência doméstica, morto por dois seguranças de uma unidade do supermercado Carrefour na capital gaúcha. "Ironicamente", o crime ocorreu no dia 19 de novembro de 2020 – véspera do Dia da Consciência Negra.


O projeto de Lei vem logo após a delegada responsável pela investigação do assassinato, Roberta Bertoldo, da 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre, afirmou que o crime não foi racismo.


Para Gervásio Maia, mesmo após o grupo Carrefour ter considerado, em nota, o ato criminoso e anunciado o rompimento do contrato com a empresa que responde pelos seguranças que cometeram o crime, "é preciso mais que isso”.


“As empresas privadas precisam assumir o compromisso de promover campanhas educativas e outras ações de combate à violência racial, assim como disponibilizar assistência jurídica, psicológica e financeira as vítimas ou as suas famílias”, defendeu o deputado.


Atualmente, alguns estados, como Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas e Amapá, e mais de mil cidades brasileiras reconhecem a data como feriado.


Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei


Fonte: Agência Câmara de Notícias