slider-1.png
  • Dica HQ

MOTHER TERESA, de Hisako Matano


"Eu descobri um paradoxo: se você amar até doer, não haverá mais dor, mas só mais amor." (Madre Teresa).



Teresa de Calcutá é aquele tipo de personalidade que você ouve muito falar mas não entende muito bem o porquê. Faleceu em 1997 – no mesmo ano que sua grande amiga Diana de Galês, a célebre "Lady Di" –, quando eu ainda estava na sétima série. Sabia que tinha a ver com estímulo à caridade, mas não sabia qual foi sua jornada. O mesmo ocorreu com a mangaká responsável por esta obra, Hisako Matano, que teve que pesquisar muito para fazê-la.


Através destas páginas conhecemos os três nascimentos da mulher que conquistaria o mundo através da compaixão: a pequena Agnes Gonxha Bojaxhiu, nascida em 1910 na cidade de Skopje (antiga Iugoslávia, atual Macedônia do Norte), em berço cristão; a recém-consagrada freira, rebatizada "Teresa"; e a Teresa de Calcutá, que saiu da Escola Cristã de Santa Maria onde lecionava, com poucos pertences, para auxiliar os pobres, os desvalidos e os moribundos com o que podia. Sem contar que Calcutá, Índia, era (ou ainda é) uma gigantesca favela com aparência de cidade.

O mangá mostra como ela teve que enfrentar o preconceito dos indianos contra uma estrangeira e contra uma cristã, enfrentou as ameaças de morte, o descaso do povo com os enfermos e moribundos, teve que ouvir acusações de proselitismo, lidou contra falta de recursos até conseguir inspirar os demais ao trabalho em prol de cada indivíduo necessitado, independente de casta, religião, idade, sexo ou cor.



"Você compreenderá a vontade de Deus quando orar no silêncio".

Em 1965, a Congregação Missionárias da Caridade foi fundada com aprovação do Vaticano e ela pode expandir a caridade para diversos países, incansavelmente.


Madre Teresa faleceu aos 87 anos, de ataque cardíaco, deixando uma obra inspiradora.

A artista, Hisako Matano desenha bem, com seus traços simples e delicados, com ótima composição de página e narrativa gráfica, e foca nos momentos mais importantes da vida de Teresa.

"Embora pareça que nós estamos dando algo para os pobres, de fato, estamos recebendo ainda mais do que damos".

Até a presente data, o mangá não foi lançado no Brasil, portanto, tem que correr atrás para conseguir uma edição.

MOTHER TERESA foi publicado em 2018 pela Tidal Wave Productions no selo Female Force.



Nota: 5,0/5,0.