• Zero à Direita

NASA apresenta nave da SpaceX como seu novo vetor e fará envio de quatro astronautas ao espaço hoje




A nave Crew Dragon já havia enviado dois astronautas à ISS em setembro. Primeiro lançamento será feito esta noite, às 21h49(horário de Brasilia) e pode ser visto aqui.


A agência espacial norte americana (NASA) anunciou nesta terça(10) que o veículo Crew Dragon, fabricado pela empresa de Elon Musk, a SpaceX, será o seu novo vetor para envio de astronautas ao espaço.


Em 2011, o último ônibus espacial ativo, o Atlantis, cumpria sua última missão antes da aposentadoria que também colocaria fim à era dos ônibus espaciais. Desde então, os Estados Unidos e outros parceiros da Estação Espacial Internacional (ISS), estavam impossibilitados de fazer envio de pessoas ao espaço por meios próprios, já que não existia nenhum outro veículo desenvolvido para substituí-lo. Por ironia, o único meio de chegar até a ISS seria através das naves russas Soyuz; e assim foram feitos todos os envios e retornos de astronautas desde então.


Esta situação incomodava profundamente Washington que, devido as consequentes crises econômicas, não conseguia aprovação financeira do congresso para o desenvolvimento próprio de um novo veículo espacial. A solução veio através de uma parceria com a empresa do bilionário sul-africano Elon Musk, a SpaceX. Musk também é dono da inovadora marca de veículos elétricos Tesla Motors e viu, na sua empresa aeroespacial, a oportunidade perfeita para dominar o espaço.


Desde 2002 a SpaceX vem crescendo e deixando o mundo boquiaberto com lançamentos de satélites, naves espaciais e foguetes autônomos que geram cenas dignas dos melhores filmes de ficção científica a cada nova demonstração de suas tecnologias. E agora, em recente acordo com a NASA, será a responsável por enviar astronautas e equipamento ao espaço e à ISS, além de livrar os EUA da dependência russa.





Na noite deste sábado, o modelo Crew Dragon fará o envio de quatro astronautas até a Estação Espacial Internacional, inaugurando a recente etapa desta parceria. Batizada de Resilience, a nave levará os americanos Mike Hopkins, Victor Glover, Shannon Walker, e o astronauta japonês da JAXA (Japan Aerospace Exploration Agency - Agnecia Espacial de Exploração Japonesa) Soichi Noguchi, partindo do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. Eles chegarão à estação 11 horas após o lançamento.


A missão tem duração prevista de 6 meses. Lá, trabalhos científicos e técnicos serão realizados. Além de levar novo hardware científico ao posto orbital, a tripulação estudará novas dietas para aplicação no espaço, investigarão a função cerebral e cardíaca dos astronautas, cultivarão alguns rabanetes e trabalharão com micróbios biomineradores (parte de um experimento em andamento). Eles também vão testar componentes destinados ao próximo traje lunar Artemis, chamado xEMU.


O lançamento está previsto para acontecer às 19h49 ET (21h49, horário de Brasília) e pode ser acompanhado através do canal oficial da NASA, logo abaixo.






Adicionar um título (1).png

© 2020 by  ShockWave Radio.

Faça parte de nossa Newsletter e receba as últimas notícias do Brasil e do Mundo