• Shock Wave News

Novos heróis da Marvel deixam fãs confusos

Atualizado: Abr 30

Snowflake e SafeSpace: Gozação ou militância LGBT?


Há um mês atrás, a Marvel Comics apresentou seus primeiros super-heróis não binário, chamados Snowflake e seu irmão gêmeo, Safespace, que aparecerão no Volume 6 de Novos Guerreiros, uma série sobre uma equipe de jovens super-heróis.


Só que alguns dos personagens – e, especialmente, seus codinomes – chamaram a atenção negativamente de parte dos fãs de quadrinhos. Snowflake e Safespace viraram meme na internet, sendo criticados por fãs mais conservadores e até por alguns progressistas.



Snowflake e Safespace (Floquinho de Neve e Espaço Seguro)

Snowflake (esquerda) e Safespace (direita) por Luciano Vecchio

Gêmeos psíquicos. “Todos os gêmeos são psíquicos, mas somos mais psíquicos ainda.” Snowflake, um criocinético que pode materializar shurikens em forma de floco de neve. Safespace pode materializar campos de força cor-de-rosa, mas ele não pode se proteger sozinho – o reflexo só funciona se ele estiver protegendo os outros. Eles são super ligados em cultura e visuais atuais e têm uma visão de heroísmo como se fosse “uma meditação pós-irônica sobre o uso da violência para combater o bullying“.



“Snowflake e Safespace são os gêmeos”, disse Kibblesmith em um comunicado, “e seus nomes são muito semelhantes ao Screentime; é essa ideia de que esses termos são usados ​​na internet e que eles não veem como depreciativos. [Eles] pegam essas palavras e as usam como medalhas de honra.


“Safespace é um atleta grande, corpulento e estereotipado. Ele pode criar campos de força, mas só pode acioná-los se estiver protegendo outra pessoa. Snowflake não é binário e tem o mesmo nome que eles, e tem o poder de gerar shurikens individuais cristalizadas em forma de floco de neve ”, continuou Kibblesmith.


“As conotações da palavra 'floco de neve' em nossa cultura agora são algo frágil, e este é um personagem que está transformando isso em algo afiado. Snowflake é a pessoa que tem mais poder ofensivo e Safespace é a pessoa que tem mais poder defensivo. A ideia é que eles se espelhem e se complementem ”.


Mas a tentativa de representação da Marvel foi fortemente criticada nas redes sociais.


Um usuário do Twitter disse que achava que a tentativa da Marvel de representação foi "uma paródia no início".


Os fãs mais conservadores apontam a influência da agenda LGBT e o serviço prestado ao grupo, direcionando o conteúdo sensível para crianças e adolescentes em uma tentativa de normalizar a questão de gênero para seu público mais influenciável. De uma forma ou de outra a Marvel dá mais uma bola fora, e desta vez a pressão vem dos dois lados que se mostraram ultrajados pela proposta de novos heróis apresentados pela "não tão" gigante dos quadrinhos. E você, o que achou dos novos heróis? Vai comprar o quadrinho ou indicaria para alguém?