• Davi Eler

O Crepúsculo Dos Deuses





“O coração humano é uma fábrica de ídolos”, escreveu Calvino. “Cada um de nós é, desde o ventre materno, experto em inventar ídolos”.



Somos extremamente habilidosos, criativos e engenhosos para criar falsos deuses, colocar no lugar do verdadeiro Deus coisas como: dinheiro sujo, sexo fora da aliança do casamento, poder corrupto, ou até mesmo coisas boas, mas que por colocarmos elas em um altar acabam se tornam problemáticas como: a família, o casamento e a Igreja.


A única entidade em todo universo que merece nossa adoração é Deus, e senão o fizermos nós mesmo seremos prejudicados. O único algo existente que é digno de ser uma divindade, e que suporta esse lugar é Deus. Caso nós coloquemos nossas esperanças em outros, seremos profundamente decepcionados. Nossa razão não pode ser um ponto de plena confiança, nem nosso cônjuge, ou nosso filho, nem a igreja, os políticos ou o Estado. Nada nesse mundo além de Deus conseguirá suprir o vazio que há dentro de cada um de nós.


"Existe no homem um vazio do tamanho de Deus." Fiodor Dostoiévski


O filósofo prussiano não poderia ter sido mais preciso. Nós temos dentro de nossas almas, um abismo, um hiato do tamanho de Deus. Passamos a vida tentando preenche-lo com porcarias como: sexo fora da aliança do casamento, dinheiro sujo e poder corrupto, ou então coisas boas, mas que não suprem o vazio e nos decepcionam como: a família, o casamento e a Igreja.


Eu vejo que a idolatria é a raiz de todos os pecados, Satanás se colocou no altar adorando à si mesmo, adão substitui Deus pelo conhecimento do Bem e do Mal no altar de seu coração, idolatrando este algo. Estes são alguns dos exemplos de idolatria que para mim são a fonte de todos os pecados. Este seríssimo problema foi tratado na Bíblia diversas vezes, o bezerro de ouro talvez seja o mais famoso e mais emblemático.


A questão é que: o que Arão e os outros fizeram foi externar uma idolatria já presente em seus corações; nós temos diversos ídolos em nosso interior, mas nos dias atuais não é cultural materializar estes deuses. Na antiguidade era costume corporizar as entidades “divinas” que criávamos em nossas almas. E muitas vezes eles representavam coisas boas, mas que não deviam ser colocadas no altar. A deusa grega Hera é um bom exemplo: ela era a representante divina dos gregos da; fertilidade, do casamento, da monogamia, do nascimento e da felicidade conjugal. Apesar de simbolizar coisas positivas, valores morais e princípios éticos que devemos guardar, isso não pode estar acima de Deus.


Quem dera a grande frase de 2018 “Deus acima tudo” estivesse sendo posta em prática, não só pelo presidente, mas por todos que proclamam e entoam esta sentença. “Deus acima de tudo” deveria dizer para nós que ele é o ser supremo em nossas vidas, e que nada neste universo roubará seu lugar no altar de nossos corações. E por isso nós vamos servi-lo, obedecendo suas leis e levando a mensagem de seu filho aos 4 cantos da terra.


A idolatria à coisas más e vis corrompe nossa alma e até mesmo nosso corpo, nos deixando distantes de Deus e indiferentes ao som de Sua voz, e cegos para a imagem de Seu filho na cruz. O dinheiro sujo, o poder corrupto e o sexo fora da aliança do casamento, nunca nos darão a satisfação que prometem.


Porém a substituição de Deus por coisas boas no altar de nossas almas também é prejudicial. Quando colocamos a família, o casamento ou a Igreja na posição de esperança, confiança plena e adoração que pertence à Deus, nós seremos prejudicados, mas também, podemos até acabar com nosso casamento, nossa família e causar danos graves à igreja.


Gostaria então de concluir o artigo em conjunto com este. Peço para quem está lendo este texto que você sonde sua alma e seu interior, e vasculhe, como Agostinho nos ensinou, pedindo e rogando à Deus para que Ele jogue sua luz, e dessa forma nos mostre quais são os nossos deuses, e nos dê forças para destruirmos eles, pois sozinhos nunca conseguiremos. Todo conhecimento pertence à Ele, sendo assim, somente o Nosso Senhor pode iluminar nosso interior de tal forma, que podemos enxergar quais entes estamos colocando em altares, e só ele pode nos dar a coragem e a determinação para destronarmos estas falsas entidades divinas.


Fiquem com Deus e até a próxima.

Adicionar um título (1).png

© 2020 by  ShockWave Radio.

Faça parte de nossa Newsletter e receba as últimas notícias do Brasil e do Mundo