• Alexandre Nagado

O jazz nipônico do fox capture plan

Power trio japonês faz um som vigoroso e inspirado!

O vasto mercado musical japonês é o único no mundo em que a venda de mídias físicas ainda é fundamental. Extremamente segmentado, possui grandes nichos de mercado para gostos variados, o que inclui da bossa-nova ao jazz. Este último chegou ao Japão durante a década de 1920, graças a músicos filipinos que lá estiveram. Virou um gênero musical de sucesso no final daquela década, quando começaram a surgir cada vez mais espaços especializados em jazz.


Atualmente, vários artistas percorrem um circuito de shows e festivais e há sempre muitos lançamentos em CD, DVD e Blu-ray, tanto de artistas internacionais (clássicos e modernos) quanto de artistas locais. Dentre esses, um grupo que se destaca é o fox capture plan (assim mesmo, grafado em letras minúsculas).


O som deles é instrumental acústico, com pegada de rock. Também misturam música eletrônica e orquestrada, sempre com grande reconhecimento do público local.

Ryo Kishimoto, Tsukasa Inoue e Hidehiro Kawai


O grupo surgiu em 2011, sendo formado por Ryo Kishimoto (piano), Hidehiro Kawai (baixo) e Tsukasa Inoue (bateria). Começaram no circuito independente com a gravadora Tower Records, mas logo migraram para a Playwright, que deu bastante espaço para o trio. Todos eles já eram experientes músicos de estúdio e tocavam para outros artistas. O baixista também é filho de um famoso compositor de canções e trilhas sonoras, Kenji Kawai.


O fox capture plan já participou de várias coletâneas temáticas, seus integrantes já assinaram composição e produção de trilhas sonoras e eles estão entre os grupos mais ativos da área. Bastante respeitados em seu nicho, eles também atingem o grande público, lançando regularmente parcerias com cantores de rock e J-pop.


Com seu som vibrante e muita habilidade, o fox capture plan merece ser descoberto pelo público internacional. Felizmente, seu repertório está disponível em várias plataformas, como YouTube, Deezer e Spotify.


SELEÇÃO DE VÍDEOS:


1) Asian Dancer

Composição: Hidehiro Kawai

2) Houdou no Ryushi ("Partícula de Impulso")

Composição: Ryo Kishimoto

3) [PRDR]

Composição: Ryo Kishimoto

4) Curtain Call ~ feat. Yosh (Survive Said The Prophet)

Composição: Hidehiro Kawai / Yosh

5) Yake ni SUNSHINE ~ feat. Emi Okamoto

Composição: Hidehiro Kawai / Emi Okamoto

6) Butterfly Effect

Composição: Hidehiro Kawai


- Site oficial

- Canal oficial


Conheça outras bandas japonesas já apresentadas aqui:


- THE ALFEE

- WagakkiBand

Adicionar um título (1).png

© 2020 by  ShockWave Radio.

Faça parte de nossa Newsletter e receba as últimas notícias do Brasil e do Mundo