• Shock Wave News

Quando é permitido desobedecer as autoridades?

Por José Pimenta Na carta de Paulo aos Romanos capítulo 13 e 1ª Pedro capítulo 2 Paulo e Pedro deixam claro que devemos nos submeter as autoridades, mas será que essa submissão vale para qualquer circunstância, de maneira cega e impensada não importando o que está sendo pedido a nós?


A Bíblia deixa claro que não, há pelo menos uma razão que é dever dos cristão desobedecer, quando a submissão viola claramente um princípio de Deus para seu povo.

Nesse caso o cristão está autorizado a agir em desobediência civil, ou seja, caso o governo comande o mal, de tal forma que o comando exigiria que um cristão agisse de uma maneira contrária aos claros ensinamentos e requisitos da Palavra de Deus. É óbvio que nesse caso é devido arcar com as consequências da desobediência, tendo clara a consciência de que mais importa obedecer à Deus que aos homens.


Para fundamentar essa afirmação vamos a três exemplos bíblicos:


Daniel no capítulo 6 desobedece o decreto do Rei e ora a Deus.


Pedro e João desobedeceram em Atos 4 e 5 para continuar falando no nome de Jesus.

“Mas Pedro e João responderam: “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus.”

Atos 4:19 NVI


“Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!”

Atos 5:29 NVI


E o mais importante, o próprio Jesus se posicionou contra as autoridades de seu tempo, em pelo menos 4 situações bem claras: a- perdoou pecados (desobedece e desafiou o sistema de puro/impuro vigente); b- curou no sábado; c- como judeu, comeu e se assentou com marginalizados (desafiando novamente o sistema do puro/impuro); d- fala abertamente da destruição do Templo.


Em todas esses exemplos, Daniel, Pedro, João, Jesus e muitos outros, desobedeceram autoridades humanas e causaram bastante perturbação social com seu posicionamento, e agora nos resta responder a seguinte pergunta, nosso governo e autoridades estão em conflito com uma direção clara de Deus para seu povo?


A Bíblia novamente responde, Jesus não restringiu horários, não ficou em casa, nos enviou para ensinar batizar, fazer discípulos, evangelizar, e nos garantiu que estaria conosco até o fim dos tempos, qualquer um que contraria a orientação dEle por qualquer motivo, não pode ser obedecido, precisamos ser corajosos, confiar em Deus, e pagar o preço de ser Cristão.


“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.”

Mateus 28:18-20 NVI


“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.”

Hebreus 10:25 NVI


Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.

Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

João 12:25,26

Adicionar um título (1).png

© 2020 by  ShockWave Radio.

Faça parte de nossa Newsletter e receba as últimas notícias do Brasil e do Mundo