• Davi Eler

Religião X Ciência




Lembro como se fosse ontem, meu professor de filosofia falando em sala de aula que: “Quando estou conversando com alguém e ela usa argumentos religiosos, eu paro na hora a discussão, pois ciência e religião não se misturam”. Será mesmo que isso é verdade?


Tenho certeza que esse discurso é bem comum entre as pessoas hoje em dia. O que ninguém entende é que: primeiro, só existe uma religião verdadeira; o cristianismo. Todo o resto é balela, são mitos e deuses falsos inventados por homens. Segundo; a ciência deve se dobrar diante o cristianismo, pois ele sim é uma verdade absoluta, enquanto a “santa” ciência não se cansa de errar. E terceiro; ela própria vive provando que a religião está certa.


Eu irei desenvolver cada um desses argumentos com vocês neste texto, mas antes preciso derrubar um pressuposto que estava na mente daquele meu professor. Ele achava que o seu cientificismo (adoração ou culto à ciência), não era uma questão religiosa. Ou seja, ele focava tanto no cristianismo, que se esqueceu de sua própria religião: a ciência. Então o que na verdade ele estava dizendo era, você não pode usar sua fé como argumento somente a minha.


Por esse outros problemas que vou definir aqui antes o que é: ciência, religião e cientificismo, NA MINHA OPINIÃO. Comecemos pela ciência; eu gosto de conceitua-la como a área que busca encontrar as respostas do mundo físico, com experimentos empíricos. Religião: caracterizo a verdadeira como o cristianismo óbvio, mas existem várias falsas e eu as defino da seguinte forma: qualquer coisa que tenha dogmas, um deus ou mais, um templo, uma doutrina e sacerdotes. E por último o cientificismo que tomou conta da mentalidade moderna, e essa pandemia é uma excelente amostra disso. Bom, eu o defino desta maneira: falsa religião, pois ele tem sacerdotes (os próprios cientistas), uma doutrina (positivismo e iluminismo), um templo (os laboratórios, centros “científicos” e entidades como a OMS), um deus (as conclusões humanas de certas “provas” empíricas) e um dogma (experimente questionar algumas das “verdades” absolutas desta religião para ver se não será massacrado).


Bom, depois então de mostrar as minhas definições destes termos, podemos seguir para os argumentos citados acima.


Primeiro, se você se diz cristão e não crê que sua fé é a única verdadeira, tem algo de MUITO errado com seu cristianismo. Jesus diz que ele, e somente ele é a verdade, não há espaço para outras entidades divinas. O cristão não pode crer nessa história, de que cada religião (aqui é outro conceito de religião) possui uma parte de uma grande verdade. Para os seguidores de Cristo, TODA verdade está condensada na Bíblia.


Segundo, a ciência moderna que diz buscar a verdade deve então se curvar a única fonte do conhecimento verdadeiro. Os cientistas deveriam entender que, até mesmo suas “provas” empíricas são falhas, e que somente as Escrituras Sagradas possuem a verdade absoluta. Alguns entendem isso e fazem um trabalho maravilhoso, homens como Adauto Lourenço que utilizam da ciência para trazer argumentos do criacionismo por exemplo, ele entende que sua área de atuação não é um fim, mas apenas um meio.


E terceiro, como eu disse, existem homens que utilizam da ciência para aumentar o arcabouço argumentativo favorável ao cristianismo. Esse sim é o uso certo da ciência, olhar para as Escrituras, crer nas verdades ali contidas e depois utilizar da sua área de trabalho, para tornar tudo aquilo mais deglutível para a mente alma humana.


Gostaria então de concluir este artigo dizendo que: não devemos abandonar nem desprezar a ciência, afinal de contas ela foi criada por Deus, nós devemos apenas lidar com ela de forma saudável, sem elevá-la ao posto de um deus. Temos que entender ela não como um fim, mas como um meio, a ciência nunca poderá provar nada por si só, sempre precisará passar pela anuência das Escrituras. E caso o cientistas fizer um trabalho honesto, elas não irão se contradizer.


Fique com Deus e até a próxima.


Obs: todas as aspas do texto foram utilizadas para dar um tom irônico para as palavras.

Adicionar um título (1).png

© 2020 by  ShockWave Radio.

Faça parte de nossa Newsletter e receba as últimas notícias do Brasil e do Mundo