slider-1.png
  • F. Wronski

Robert Plant completa 73 anos

Hoje 20 de agosto, o cantor e compositor Robert Plant completa 73 anos de vida.



Em 20 de agosto de 1948, na cidade inglesa de West Bromwich, nascia Robert Anthony Plant, Começou a cantar profissionalmente em pubs e clubes com apenas 16 anos de idade, participando de diversas bandas. Fez sua estréia no disco gravando dois compactos (solo) para a CBS em 1966 (Our Song/ Laughlin Crying Laughlin) e 1967 (Long Time Coming/ I´ve Got the Secret).


Em seguida à fase solo, Plant foi cantar em uma banda chamada Band of Joy – onde se reencontrou com John Bonham, que já conhecia desde os tempos em que tocaram juntos no Crawling King Snakes. Band of Joy chegou a gravar pela Decca no final de 1967, mas sem sucesso algum, embora a banda tivesse prestígio.



Em 1968, Jimmy Page estava reformando os Yardbirds depois da saída de Jeff Beck do grupo. A ideia de Jimmy Page era formar um super-grupo e começou chamando Steve Marriott (Small Fazes) e Steve Winwood (Traffic) - porém somente conseguiu a adesão de John Paul Jones. Para o vocal, Jimmy Page e John Paul Jones convidaram Terry Reid, mas Reid inexplicavelmente recusou o convite, e sugeriu Robert Plant – que na época cantava no Hobsweedle - para o cargo. Assim, Plant entrou para a banda como uma segunda opção.


Plant ficou doze anos no Led Zeppelin, até o desmembramento da banda em 1980, causado pela morte do baterista John Bonham. Por ser amigo de Bonham desde a juventude, Plant decidiu abandonar os planos de reerguer o Led Zeppelin.



Músicas como "Stairway To Heaven", "Kashmir", "The Rover", "Rock And Roll", "Black Dog", "Going To California", "The Song Remains The Same", "Immigrant Song", "Thank You", entre outras, embalaram gerações e são relembradas até os dias de hoje, algumas dessas, meio século depois de lançadas.


Plant é influência para milhões de fãs e cantores pelo mundo. Tudo leva a crer que continue sendo por anos e anos.


1 comentário