slider-1.png
  • Mr.Blue

Ser Feliz Importa?





Nos dias atuais as pessoas tendem a buscar a felicidade como se fosse o supremo bem do universo, como se não pudessem viver sem aquilo, um deus. Ser feliz em nossa sociedade atual, se tornou uma desculpa para atos que as pessoas sabem ser errados. Vemos gente de todas as classes sociais perseguindo essa tal de felicidade, como se não pudessem nem mesmo respirar sem ela, esperando (no sentido mais esperançoso da palavra) que ela preencha o vazio em seus corações.


O problema é que como já expliquei neste artigo, nada preencherá este abismo sem ser Deus. Eu vejo este o principal, ou um dos principais, motivos para o aumento exponencial do número de pessoas com depressão. Que aliás é outro problema, não sabemos mais interagir de forma saudável com a dor, o sofrimento e a morte, tratei disso nesse meu artigo.


Bom, antes de responder a pergunta do título, eu preciso conceituar o que é ser feliz, já que cada um pode entender isto de uma forma diferente. Para mim alegria e felicidade são duas coisas diferentes, e eu gosto de mostrar essa diferença em uma ilustração muito simples. Imaginemos que uma pessoa bata o carro, se ela disser: “Nossa, que pena bati meu carro, mas felizmente eu não me machuquei, vou ter o prejuízo, porém eu estou bem”, ela é uma pessoa feliz. Porém caso ela reaja da seguinte forma: “Eba, bati meu carro, uhuullll”. Isso seria uma pessoa feliz.


Para colocar em palavras, felicidade para mim é um estado de êxtase pleno, que nós temos em alguns momentos de nossas vidas como: quando nasce um filho, quando nos cassamos ou quando nos batizamos. E alegria é você não ser uma pessoa negativa, uma pessoa que tenta tirar o melhor de cada situação. O problema é que hoje as pessoas acham que podem ter uma vida feliz, esse é um erro gigantesco, nós podemos ter vidas alegres, talvez, mas nunca, jamais, teremos uma vida feliz.


Isso pelo motivo de enfrentarmos muita dor e sofrimento aqui nessa terra (e graças a Deus por isso, leia este artigo para entender o motivo de eu estar agradecendo). Se você não for uma pessoa maluca, vai ficar triste nesses momentos, o que é bom e natural, nós devemos passar pelo luto só não precisamos viver nele.


Outro problema que eu vejo é em como as pessoas tentam chegar nessa vida feliz, os meios ou os “algos” que ela usa para chegar até lá. Muitos acham que a família vai te dar uma vida feliz, ou o trabalho dos sonhos, ou então ser famoso, cada um tem sua visão do que vai leva-lo à uma vida feliz. Lógico que a família lhe proporcionará MOMENTOS de felicidade, e talvez até uma vida alegre, mas é péssimo você pensar que lhe dará uma VIDA feliz.


Você estará colocando sua família em uma posição que pertence à Deus, só ele pode nos levar para essa vida feliz, que será o céu. Depositar demasiada expectativa em seus familiares poderá trazer consequências terríveis.


Assim como o trabalho, o dinheiro ou ser famoso, e nesses casos é até pior, pois a pessoa fará de TUDO para se livrar de sua existência de sofrimento. Ela acha que ser rico, famoso, ou ter aquele trabalho, lhe livrará da dor, e quando ela chega lá e vê que não é bem assim, muitos entram em uma tristeza mais profunda ainda por acharem que NADA os salvará do sofrer, e muitos até cometem suicídio.


Percebem o tamanho do perigo de percorrer a felicidade como um bem supremo, de achar que não se pode viver sem ser feliz, de pensar que a chave para as algemas da dor, da tristeza e do sofrimento estão nesta terra? O único salvador que pode livrar realmente desta condição é Cristo, só ele pode nos levar à uma ETERNIDADE feliz, o céu.


Sendo assim, minha resposta para a pergunta do título é: não, ser feliz não importa. Pois nós nunca conseguiremos ter a plena felicidade aqui nesta terra. Temos que confiar nos planos de Deus, nos percalços que ele planejou que passássemos para o nosso bem. Não precisamos sermos felizes nesta vida breve e passageira, temos coisa mais importantes para nos preocuparmos, como: levar o evangelho, obedecer à Deus, servir minha família, minha comunidade e meu país, tudo isso importa mais do que ser feliz. Até pelo motivo de termos toda a eternidade para sermos felizes, então já que não podemos ter isso aqui, vamos fazer outras coisas mais importantes, e esperar a hora certa para desfrutar da plena felicidade.


Fiquem com Deus e até a próxima.