• Bruna Lima

Sistema do STJ é restabelecido após invasão hacker

Polícia Federal já teria identificado o autor horas depois do ataque, segundo o presidente Jair Bolsonaro



O Sistema Justiça, principal plataforma de serviços do Superior Tribunal de Justiça (STJ), terá seu funcionamento restabelecido a partir desta segunda (09), após sofrer um ataque hacker que criptografou e bloqueou o acesso aos dados do tribunal na última terça (03).


No dia da ofensiva, a transmissão das sessões de seis colegiados foi suspensa por segurança, bem como os julgamentos virtuais e prazos processuais, todos com previsão de início de retorno para ainda hoje.


Em nota, a Corte afirmou que os dados estão em processo de recuperação à partir do backup e que informações como as dos processos judiciais, contas de e-mail e contratos administrativos permanecem íntegras.


O trabalho para a restauração dos dados recebeu reforços do Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro e da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e além disso está progredindo conforme o previsto e dentro das medidas de segurança necessárias.


Em uma live nas redes sociais transmitida na última quinta (05), o presidente Jair Bolsonaro disse que a PF já identificou o autor horas depois do ataque:


“A Polícia Federal entrou em ação imediatamente. Tive a informação do diretor-geral da PF, Rolando Alexandre, e ele foi elogiado pelo presidente do STJ no que ele conseguiu até agora. Já descobriram quem é o hackeador. O cara hackeou e não conseguiu ficar duas horas escondido”, disse o presidente.


Na mesma semana, os sistemas do Governo do Distrito Federal e do Ministério da Saúde também sofreram ataques cibernéticos. A Subsecretaria de Tecnologia do DF disse em nota que já estava em alerta após o ocorrido com o STJ. Ainda não foi repercutido se as invasões a todas essas instituições públicas vieram dos mesmos hackers.


Adicionar um título (1).png

© 2020 by  ShockWave Radio.

Faça parte de nossa Newsletter e receba as últimas notícias do Brasil e do Mundo