slider-1.png
  • Dica HQ

Trilogia JÚLIA KENDALL, de Giancarlo Berardi

Os três primeiros volumes de JÚLIA: AVENTURAS DE UMA CRIMINÓLOGA.



Foi um grande acerto da editora lançar JÚLIA – AS AVENTURAS DE UMA CRIMINÓLOGA desde a primeira história, reapresentando a personagem ao público do Brasil.


Júlia Kendall, professora universitária de criminologia, é também consultora da polícia de sua cidade, Garden City.


Mulher feita, Júlia encanta pelo seu charme e pela sua sagacidade, ninguém consegue se aproveitar dela.



Após uma série de assassinatos contra mulheres, a polícia a convoca para ajudar a descobrir quem é o assassino. Não é seu primeiro trabalho: na verdade, ela já é famosa por ajudar a resolver crimes, tanto que fizeram uma série de TV inspirado nela (a qual ela odeia). Sua primeira ação é tentar descobrir o perfil psicológico do criminoso através do modus operandi do crime e, a partir daí, vai eliminando os principais suspeitos.


O volume 2 continua a desenvolver tanto Kendall quanto o assassino e o volume 3 conclui o primeiro arco de história, focando mais neste último.



O roteiro do italiano Giancarlo Berardi vale um filme. Os personagens são bem construídos, com excelentes diálogos e a investigação lembra boas histórias policiais.


O interessante é que Júlia mostra conhecimento verídico sobre criminologia, citando até Cesare Lombroso, estudioso do assunto e ainda estudado nas faculdades de Direito para fins comparativos.



O desenho de Luca Vannini não fica atrás. Sombras bem feitas, quadros cheios de detalhes quando necessários e personagens bem distintos, com boa expressividade.



Júlia Kendall é um dos títulos mais conhecidos da Editora Sergio Bonelli na Itália, tendo muito sucesso desde sua criação em 1998. Em uma entrevista, o escritor Giancarlo Berardi revelou o segredo do sucesso: pesquisa, muita pesquisa. No caso dele, foram quatro anos estudando curso universitário de criminologia e leitura de 150 livros sobre o assunto. Como ele mesmo disse, "Júlia não é uma série improvisada".⁣⁣



Recomendo a leitura e também recomendo que adquira os volumes na própria loja da editora, pois de tempos em tempos estão em preços promocionais.


Para quem gosta de uma boa série criminal, vale a leitura.


JÚLIA – AS AVENTURAS DE UMA CRIMINÓLOGA - VOLUMES 1 a 3 foi publicada pela Editora Mythos em 2019, edição originalmente lançada pela Segio Bonelli em 1998.


Nota: 4,5 / 5,0.

1 comentário