• Shock Wave News

Turquia apoia Azerbaijão e abate um helicóptero russo.

As forças do Azerbaijão abateram um helicóptero militar russo em meio a um conflito de fronteira com a Armênia, o governo em Baku afirma ter ocorrido por engano.

“O lado azerbaijano pede desculpas ao lado russo por este trágico incidente, que foi de natureza acidental e não tinha como alvo o lado russo”, disse o Ministério das Relações Exteriores do Azerbaijão.


Essa declaração marca uma tentativa de evitar qualquer resposta da Rússia em um conflito que já apresenta o risco de se expandi. A Rússia tem um tratado de defesa com a Armênia, mas o Azerbaijão - apoiado pela Turquia - empreendeu uma ofensiva na renovação de uma disputa de fronteira de longa data.


“O vôo ocorreu nas proximidades da fronteira Armênia-Azerbaijão, em um momento em que há confrontos militares ativos em Nagorno-Karabakh”, disse o Ministério das Relações Exteriores do Azerbaijão. “Helicópteros russos nunca foram vistos na área.”


Dois militares russos morreram na queda do helicóptero e um terceiro ficou ferido, de acordo com a mídia estatal russa.


O presidente turco Recep Tayyip Erdogan fortaleceu os laços com o presidente russo Vladimir Putin às custas da OTAN desde o incidente de 2015, principalmente com a compra de armamento antiaéreo russo S-400 avançado em desafio às ameaças de sanções americanas e reclamações transatlânticas de que tal sistema poderia expor as forças da OTAN à espionagem russa.


No entanto, Erdogan também trabalhou com a Ucrânia em resposta à anexação da Crimeia pela Rússia, e sua incursão velada no conflito Armênia-Azerbaijão representa um desafio dramático ao papel de Putin como mediador de poder em uma região tipicamente vista como o quintal de Moscou.


“Se mais tropas turcas forem trazidas para lutar com os azerbaijanos, aumentarão as chances de que as coisas degenere ainda mais. Esse também poderia ser o caso se as forças azerbaijanas/turcas organizassem um ataque mais significativo no território da Armênia. É provável que isso leve à intervenção russa, uma vez que aquele país tem um tratado de defesa com a Armênia. ”




Adicionar um título (1).png

© 2020 by  ShockWave Radio.

Faça parte de nossa Newsletter e receba as últimas notícias do Brasil e do Mundo