slider-1.png
  • Alexandre Nagado

Ator de Ultraman em polêmica envolvendo ativista chinesa

Atualizado: Abr 17

Polêmica envolvendo declarações do ator Takeshi Tsuruno, da franquia Ultraman.

O famoso ator e cantor japonês Takeshi Tsuruno está no centro de uma polêmica que pode ter motivado o apagamento de sua ligação com a franquia Ultraman. Recentemente, o astro postou - e depois apagou - mensagem defendendo a ativista chinesa pró-democracia Agnes Chow, presa pelo governo chinês. Tsuruno foi uma das personalidades japonesas que mais prontamente se manifestaram quando Agnes foi presa, em outubro do ano passado, e sentenciada a sete meses de prisão.


Takeshi Tsuruno estrelou a série Ultraman Dyna em 1997, e de lá para cá manteve sua imagem vinculada à franquia, tendo participado de várias produções. É um cantor de sucesso na área de J-pop e também é dele a voz no tema de abertura da série de super-heróis Zenkaiger, atualmente em exibição no Japão. Após o incidente, a série de Dyna foi retirada do catálogo de streaming do estúdio Tsuburaya Productions, e cenas com o ator estão sendo editadas para não mostrá-lo durante a atual exibição de Ultraman Chronicle Z: Heroes´ Odyssey, série de programas que faz uma retrospectiva de várias produções e é transmitido pela internet para o mundo todo.


O que os fãs japoneses especulam é que a Tsuburaya tem receio de uma repercussão política negativa das declarações do ator, pois a China é o maior mercado do estúdio. Tsuruno postou - e novamente apagou - uma mensagem dizendo se sentir traído por quem confiava ao ver que suas cenas estão sendo apagadas.


A Tsuburaya Pro tem um histórico de ações radicais para evitar ser associada com qualquer tipo de polêmica. Em 2002, o ator Taiyou Sugiura, astro de Ultraman Cosmos, foi preso temporariamente durante a exibição da série, por uma acusação de ato de violência e extorsão que depois foi esclarecido. Imediatamente, e sem esperar qualquer explicação, as imagens com o ator foram retiradas da série em exibição, o que deixou os episódios finais muito estranhos, pois todos falavam com o personagem de Sugiura, mas ele não aparecia, somente o herói já surgia transformado para lutar. A atitude é comum no Japão quando algum astro se envolve em escândalo na mídia.


Sobre o caso recente, não houve protesto ou nota de repúdio de autoridades chinesas e nem um posicionamento oficial do estúdio, mas Takeshi Tsuruno é um grande astro em seu país, e muitas pessoas estão se manifestando contra a aparente atitude de cancelamento de motivação política que o estúdio adotou.


Fonte: Twitter do perfil Express Kyodai

Atualização (16/04/21): Cenas do ator voltaram a ser veiculadas em Ultraman Chronicle Z. Ao que parece, o problema foi resolvido entre as partes.

2 comentários